terça-feira, 4 de dezembro de 2007

As nossas regras da sala

Esta notícia já é de Setembro!!!!Mas vamos contá-la porque, ela é muito importante. Todos nós temos regras na nossa vida, quer dizer, coisas que não podemos fazer, não é? É como lá em casa mas, aqui, como somos muitos, temos de ter outras. Para nos irmos lembrando delas, a Leonor perguntou-nos se queriamos fazer uns cartazes com fotos para vermos sempre que for necessário e, assim, não nos esquecermos e, quando nos esquecermos, olharmos para lá. E assim fizemos: então para nos reunirmos no tapete, que é onde decidimos o que queremos fazer, avaliamos o que fizemos e o que não fizemos, contamos histórias e fazemos o registo escrito do que vamos fazendo, devemos sentar-nos em roda para não ficarmos à frente uns dos outros e, ou nos sentamos no chão ou nas cadeiras para ficarmos mais confortáveis e no final temos de arrumá-las. A Leonor gosta mais de nos sentarmos nas cadeiras porque ficamos melhor sentados. Também devemos esperar pela nossa vez ou pôr o dedo no ar para falarmos a seguir, senão é uma grande confusão a falarmos ao mesmo tempo e ninguém se entende! Os moveis com os jogos devem estar sempre arrumados, ou seja, depois de cada um de nós jogar com os jogos e já não quiser mais ou tiver terminado, deve lá ir arrumá-los. O quadro deve estar limpo para os desenhos com giz para o menino que for a seguir não ter de estar a limpar o que outro fez. As mesas, depois, de trabalharmos, devem ficar limpas e o chão varrido. O Cantinho das Bonecas e o Cantinho dos Carros deve ser arrumado pelos meninos que lá tiverem estado. A Leonor fica muito aborrecida quando vai encontrar os tachos e as panelas, os peixes e as frutas misturados nas gavetas das roupas! Ai, ai!Lá temos de ir arrumar de novo se ela dá conta! A Biblioteca deve ter sempre os livros arrumados e só os podemos ver em cima da mesa com todo o cuidado porque os livros são do Folhas e ele já é muito querido emprestar-nos os livros para a nossa sala. Vêm numa caixa que a Ana nos arranjou, sabiam? Mas agora, achamos que temos de acrescentar uma outra regra: as canetas sempre tapadas! A Leonor diz que nós comemos as tampas e que sem tampas as canetas secam e elas custaram dinheiro às mães, pois estas ainda foram as mães que comnpraram e que devemos cuidar de todo o material, pois ele é de todos e não podemos estragar.Usar mas não estragar!
Além destas regras, devemos ser amigos uns dos outros, os mais velhos devem ajudar os mais novos,não devemos fazer queixinhas uns dos outros à Leonor e antes de ir ter com ela, devemos tentar resolver as coisas conversando, pois quando formos crescidos, "os pais não vão resolver os problemas com o nosso patrão, com o nosso marido ou a nossa mulher", como nos diz a Leonor.
Mas, como regra mais importante temos esta: FAZERMOS AOS OUTROS O QUE QUEREMOS QUE NOS FAÇAM A NÓS. O mesmo é dizer que, não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós.E esta é uma regra para a vida, diz a Leonor.

0 Comments: