terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A visita ao Giló, o burro do Simão da sala Azul

A Hélia e os meninos da sala Azul convidaram-nos para irmos com eles e a mãe do Simão ver o Giló, que é o burro do Simão. A Leonor disse-nos que, infelizmente, antigammente havia muitos burros e que agora já existem muito poucos. Por isso, aceitámos logo! Já foi há algum tempo, estava sol, pusemos os chapéus e lá fomos nós. Também levámos os nossos baldes para fazermos recolha de coisas pelo caminho. Foi muito giro! Antes de chegarmos ao Giló passámos por algumas matas e por um rio muito poluído! Que pena, pois podia ter água limpa e assim vai toda suja!Vimos ao longe a Póvoa da Galega, uns cavalos muito bonitos e, já no terreno do Simão, vimos as coisas que a mãe dele lá tinha semeadas: tomate, pimento e ... morangos! Gostamos tanto de morangos, disseram logo alguns de nós. Também vimos uns montinhos de feijão que estavam a secar e tinha lá abóboras também, que é boa para sopa e doce, disse a Leonor. Estavam lá umas garrafas e a Leonor disse que era para engarrafar vinho ou para reciclar. Mas, do que nós gostámos muito foi do Giló! Ele tem uma casa com um desenho dele e que diz "GILÓ". E ele é tão manso que todos, pelo menos os que quiseram, fizeram festas e nunca se aborreceu! Um menino traquina até lhe foi mexer na cauda e espreitar o rabo! Ai se ele se aborrecesse! Além disso, disse a Leonor, aí não se mexe, que faz parte da privacidade dele! No caminho, o avô de uma menina da sala Amarela deu-nos as abóboras para o Dia das Bruxas e fazermos o doce, lembram-se? A Leonor até disse que depois lhe levávamos doce mas ... esquecemo-nos! "Para a próxima vamos procurar não nos esquecermos de sermos simpáticos para quem é connosco", disse depois a Leonor quando nos lembrámos que nos tinhamos esquecido!
Quando chegámos à escola, dividimos o que tinhamos recolhido e vimos que tinhamos trazido muitas, muitas bolotas para fazermos uma colecção. Mas, depois vieram as minhocas, lembram-se? Pois foi ...
A Beatriz Camarão e a Inês de Jesus depois também nos trouxeram as suas colecções de conchas para nós vermos. Muito bonitas e aprendemos que as conchas vêm do mar para as praias, que foi onde elas as apanharam. Gostámos muito deste passeio.

0 Comments: