Pois foi muito boa a ideia da Leonor e da professora Cristina para nos juntarmos para falarmos da alimentação! Aprendemos sempre uns com os outros, sabiam? Vamos contar como foi. A Leonor sempre, sempre nos fala dos alimentos "bons" e dos "menos bons" e, em conversa com a mãe do Gonçalo, disse que queria arranjar uma Roda dos Alimentos para trazer para a sala, até porque nos estavamos a aproximar do Dia da Alimentação (16 de Outubro). A mãe do Gonçalo foi muito querida e, dias depois, trouxe uma da Internet porque não tinha conseguido arranjar uma grande mas, era muito pequenina! Então lembrámo-nos de fazer uma grande. A Leonor pôs o papel no chão, depois fez um nó com uma lâ numa caneta, segurou a outra ponta mais ou menos no meio do papel e assim, o círculo ficou feito! Depois olhámos para a Roda dos Alimentos pequena e dividimos o círculo em bocados como lá estava; procurámos nas revistas os alimentos para lá colar: água no centro, porque é muito importante, em grande quantidade devemos comer cereais e derivados (4 a 11 porçõe),produtos hortícolas (3 a 5 porções), fruta (3 a 5 porções), lacticínios (2 a 3 porções), carnes, pescado e ovos (1,5 a 4,5 porções, leguminosas (1 a 2 porções)e gorduras e óleos (1 a 3 porções). Mas, como a Roda era muito grande, a Leonor disse para continuarmos a procurar os recortes dos alimentos para a Roda em casa e que até os pais podiam depois colar mas, ou nós nos esquecemos de dizer ou os pais não nos ouviram! Paciência! No seguimento da conversa dos alimentos e o que deviamos comer, porque é que comemos e o que é que o nosso corpo faz aos alimentos ...resolvemos pesar-nos e medir-nos. Foi assim que nos pesámos e medimos e fizemos aquele gráfico com os botões! Semanas depois, a Leonor disse-nos que a sala 1 queria trabalhar connosco o tema da alimentação e se nós lá queriamos ir falar com eles. E nós quisemos! No 1º dia que lá fomos (7 de Novembro) eles contaram-nos a História do Tomé que só fazia disparates: bebia leite com muito chocolate e açucar, comia doces e não lavava os dentes! Que horror! Nós dissemos que tinhamos começado a fazer a Roda dos Alimentos mas como era muito grande e não acabámos, perguntámos se eles lá queriam ir ajudar. Dias depois eles foram lá e não é que a roda ficou completa num instante? Como eles gostaram da nossa tabela com os botões, combinámos de seguida ir lá ajudar a pesá-los a todos e a fazerem uma tabela com botões como a nossa e assim fizemos dias depois: pesaram-se e mediram-se. Então e depois? Com as professoras, resolvemos cada sala fazer um gráfico de barras. O que seria? Na nossa sala fizemos um gráfico unidade à unidade para ser mais fácil nós contarmos e eles como iriam fazer? Dias mais tarde fomos à sala deles ver o gráfico deles e levámos o nosso. Oh! O deles era de 5 em 5! Nós temos contado de 2 em 2 mas, de 5 em 5 é mais dificil. Mas como com estes gráficos não dava para compararmos bem os pesos e ver quem era mais pesado, a Leonor pediu para os meninos da sala 1 fazerem um gráfico como o deles e irem lá ajudar-nos. Que bom! Eles aceitaram! E só depois nos juntámos para compararmos os gráficos: eles eram mais pesados, porque também são mais velhos! E num dos dias ainda fomos lá aprender o que era a validade das coisas, como por exemplo, a validade dos alimentos, dos medicamentos e até dos perfumes! Tudo tem data de validade e devemos estar sempre atentos, sabiam? Aprendemos imensas coisas, não acham?
sábado, 1 de dezembro de 2007
Partilhar com os mais crescidos da Sala 1!
Publicada por Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) à(s) 13:04
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
0 Comments:
Post a Comment