quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Quanto pesamos?

Quando o senhor nos deu as abóboras para o Dia das Bruxas resolvemos pesá-la para sabermos quanto pesava. A Leonor trouxe uma balança de casa e ela pesava 7 Kg! E nós? Quanto pesaríamos nós? Então pesámo-nos mas, a Leonor explicou-nos que aquele peso não era o nosso peso certo, porque estávamos vestidos e já tinhamos comido. Para sabermos o peso certo devemo-nos pesar de manhã antes de comer e nus, para não termos o peso da nossa roupa e do nosso calçado. Depois de tomarmos nota do nosso peso e Leonor perguntou se queriamos fazer uma TABELA em que de um lado colocávamos as nossos fotos e à frente colávamos qualquer coisa para fazer de Kilos. Como temos muitos botões combinámos que um botão valia por um Kilo (KG). E assim fizemos! A nossa tabela ficou muito bonita, muito colorida. Ajudámos os mais novos a colar os seus botões mas, eles também são os mais leves e com menos botões.
Verificámos que alguns meninos têm o mesmo peso, que uns pesam mais e outros pesam menos. E aprendemos a contar até 37, que é quanto pesa o menino mais pesado.
Quando agora, há umas semanas, fomos trabalhar a Alimentação com os amigos do 2ºAno, alunos da professora Cristina Loureiro, sugerimos-lhe que fizessem uma tabela como a nossa e seguidamente combinámos que fariamos um GRÁFICO! Cada sala fez o seu e depois vimos como fizemos. Nós contámos de um a um, à unidade, mas eles contaram de 5 em 5! E assim não é tão fácil comparar! Então pedimos aos amigos do 2º ano que nos fizessem o gráfico como o deles e hoje, dia 21 de Novembro, eles vieram-nos ajudar. NO nosso primeiro gráfico pintámos as barras com canetas de feltro e agora vamos fazer as barras com papel autocolante às cores como eles fizeram. Depois é que vamos mesmo comparar os nossos pesos, pois os gráficos são mesmo, mesmo iguais! Pensamos que eles, os amigos do 2º anos são mais pesados! Depois logo contamos o resultado!

0 Comments: