sábado, 24 de novembro de 2007

Dia das Bruxas ... mas o melhor foi o doce!

Lembram-se de termos pesado a abóbora que o senhor nos deu um dia que fomos passear com a sala Azul? Tinhamos decidido que fariamos uma cara de bruxa para colocar lá dentro uma vela no Dia das Bruxas e com a abóbora "escavada" faziamos doce! Isso sim, é que era bom! A Leonor disse que temos de ter sempre muito cuidado com o fogo e nunca devemos mexer em isqueiros ou fósforos e nem em facas, porque é muito perigoso para nós. Só os adultos é que podem mexer naquelas coisas "de adultos" e que, quanto ao doce, tinha de levar pouco açucar para não nos fazer mal e que sempre devemos lavar os dentes depois de comermos doces e sem nos esquecermos nunca! Ela está sempre sempre a falar estas coisas! Até é um bocadinho chata, mas é para os distraídos ouvirem, como ela diz.Assim, no Dia das Bruxas, reunimo-nos no nosso hall com a sala Azul e a Hélia e a sala 5 e a profª Lídia, a nossa vizinha de cima.Foi giro vermos as abóboras uns dos outros mas, a nossa era tão dura que a Hélia teve de vir ajudar a Leonor a tirar a "tampa"! E depois escavámos a abóbora: primeiro tirámos as sementes, que mais tarde o Alexandre lavou e, no dia a seguir ao feriado, no dia 2 de Novembro, fizemos o doce. Para fazermos o doce, primeiro pesámos numa balança a abóbora (pesava 3Kg!)e depois juntámos metade do peso da abóbora de açucar e pau de canela, que a Leonor trouxe de casa dela. Nos dias seguintes comemos doce com bolacha ao lanche da manhã. O doce estava muito, muito bom e as formigas também gostaram muito! Tivemos a visita de algumas, sabiam?

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Jogo dos sentidos

Jogo dos sentidos

A Leonor descascou os frutos que tinhamos trazido em pedacinhos e explicou-nos que teriamos de fechar os olhos, um amigo dava-nos um pedacinho de fruta na boca e tinhamos de adivinhar qual era! E quando um pedacinho caiu no bolso de um? o Afonso teve de andar à procura dele!Quando já tinhamos comido todos, a Leonor perguntou-nos como é que sabiamos qual era o fruto se tinhamos os olhos fechados. E como era? Dissemos que era com a língua. Ah! Pois é! É que a língua tem ... as papilas gustativas! E abrimos bem a boca uns aos outros para vermos! Pareciam umas bolinhas pequeninas! A Leonor disse ainda que isso é o nosso sentido do paladar e que a língua se chama "orgão". Perguntou-nos ainda se não tinhamos cheirado nada, se não nos tinha cheirado a laranja, por exemplo. E como dissemos que sim, ela acrescentou que esse se chamava o sentido do olfacto! E qual era o orgão? O nariz! E o nariz também é importante em situações de perigo, por exemplo, de incêndio, sabiam? Qualquer dia vamos cá ter os Bombeiros para nos falarem dos incêndios e dos cuidados a ter. Como ficámos muito entusiasmados comn este jogo, nos dias seguintes fizemos umas maracas para adivinhar os sons - sentido da audição e o orgão são os ouvidos - e ainda fizemos do tacto com o ouriço de um castanheiro que o João Paulo Trouxe! Ui! Esse picava! E assim aprendemos que a pele é o nosso sentido do tacto. E Ainda temos outro:o sentida da visão! Para vermos! E o orgão do sentido da visão é o olho. Mas há pessoas invisuais, que são as que não vêm, mas que têm o sentido do tacto e da audição muito desenvolvido. Foi o que a Leonor disse! (3 e 10 de Outubro)

Frutos do Outono

Depois de fazermos a árvore do Outono, na semana seguinte, no dia 2 de Outubro, falámos dos frutos:romãs, maças, uvas, ... e resolvemos trazer para a escola. Só alguns meninos se lembraram mas, outros lembraram-se ainda de trazer Kiwi, pêssego e banana. Fizemos conjuntos e verificámos que o conjunto maior era o das maçãs, com 13 elementos e o menor, com 1 elemento, era o conjunto do pêssego, o da banana e o do kiwi.. Então fizemos outros conjuntos com as maçãs, conforme elas eram diferentes. E agora? O que iamos fazer com os frutos? Resolvemos fazer o que a Leonor disse ser "o jogo dos sentidos". O que seria esse jogo? Mas ainda observámos um cogumelo muito grande que a sala Azul nos emprestou e uma pinha, que é o fruto do pinheiro que dá pinhões! Ummmmmm! Gostamos muito de pinhões!

A árvore

No dia 24 de Setembro (já foi há muito tempo!) fomos ao campo com a sala Azul e apanhámos muitas coisas: ramos, folhas, paus, bolotas, ervinhas ...Então quando chegámos à sala seriámos o que recolhemos, isto é, separámos por categorias: paus num conjunto, folhas noutro, ramos noutro e as bolotas noutro. As bolotas eram muitas e resolvemos coleccioná-las numa caixa mas, dias mais tarde, tivemos de as deitar fora porque começaram a sair umas minhoquinhas de dentro delas e já andavam espalhadas pela sala! Era uma chatice! Mas tivemos pena! Algumas minhoquinhas ainda fomos pô-las nos canteiros para se alimentarem e viverem, porque a Leonor disse que devemos respitar qualquer ser vivo. Ah! Ela também nos ensinou o que são seres vivos e seres não-vivos. Por exemplo, os seres vivos são as pessoas, as plantas e os animais porque nascemos, crescemos e também morremos. Os seres não vivos são as pedras e os objectos, como os lápis, as caixas e outras coisas.Bom ... e o que vamos fazer com estas coisas? Como estamos no Outono (e a Leonor explicou o que era o tal de "Outono"), e que tal se fizessemos uma árvore? perguntou a Leonor? E fizemos! Mas antes a Leonor explicou como era constituida uma árvore:copa, tronco e raízes. Sabias que o tronco sustém a árvore como o nosso tronco sustém a nossa cabeça, os braços e as pernas? E as raízes é por onde a árvore se alimenta, como se fosse a sua boca. Não tinhamos pensado nisso! E ainda nos disse que as árvores são muito importantes porque nos dão o oxigénio para nós respirarmos (mas não parece que percebemos isso muito bem) e nos fazer sombra no Verão (isso percebemos muito bem). Ah! E ainda é a casa dos pássaros. Nos dias seguintes, fizemos ainda árvores com as nossas mãos e tinta e com cqarimbos de batata que a Hélia nos emprestou, porque os amigos da sala Azul também fizeram. E nós que pensávamos que as batatas serviam só para comermos!

Quanto medimos?

No Dia da Alimentação, no dia 16 de Outubro, é que iniciámos o trabalho que temos desenvolvido: saber o que devemos comer em maior quantidade e em menor quantidade, pesar, medir, registar e partilhar o que aprendemos com os amigos do 2º ano da Profª Cristina Loureiro. Já foi há muito tempo! A mãe do Gonçalo trouxe-nos uma Roda dos Alimentos pequenina e nós depois resolvemos fazer uma grande, mas como era muito grande, pedimos depois ajuda aos alunos da profª Cristina que nos viessem ajudar a terminá-la. Para nos medirmos, a Leonor colocou ma tira de papel na parede, encostámo-nos muito direitinhos à parede, depois ela colocou um livro sobre a nossa cabeça e fez o risco no papel. E assim ficámos a saber o nosso tamanho em relação uns aos outros! O mais alto de nós é o João Paulo e o mais baixo é o Martim. Mas o mais baixinho de todos é o bebé da Beatriz Santos que ela tinha ao colo!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Quanto pesamos?

Quando o senhor nos deu as abóboras para o Dia das Bruxas resolvemos pesá-la para sabermos quanto pesava. A Leonor trouxe uma balança de casa e ela pesava 7 Kg! E nós? Quanto pesaríamos nós? Então pesámo-nos mas, a Leonor explicou-nos que aquele peso não era o nosso peso certo, porque estávamos vestidos e já tinhamos comido. Para sabermos o peso certo devemo-nos pesar de manhã antes de comer e nus, para não termos o peso da nossa roupa e do nosso calçado. Depois de tomarmos nota do nosso peso e Leonor perguntou se queriamos fazer uma TABELA em que de um lado colocávamos as nossos fotos e à frente colávamos qualquer coisa para fazer de Kilos. Como temos muitos botões combinámos que um botão valia por um Kilo (KG). E assim fizemos! A nossa tabela ficou muito bonita, muito colorida. Ajudámos os mais novos a colar os seus botões mas, eles também são os mais leves e com menos botões.
Verificámos que alguns meninos têm o mesmo peso, que uns pesam mais e outros pesam menos. E aprendemos a contar até 37, que é quanto pesa o menino mais pesado.
Quando agora, há umas semanas, fomos trabalhar a Alimentação com os amigos do 2ºAno, alunos da professora Cristina Loureiro, sugerimos-lhe que fizessem uma tabela como a nossa e seguidamente combinámos que fariamos um GRÁFICO! Cada sala fez o seu e depois vimos como fizemos. Nós contámos de um a um, à unidade, mas eles contaram de 5 em 5! E assim não é tão fácil comparar! Então pedimos aos amigos do 2º ano que nos fizessem o gráfico como o deles e hoje, dia 21 de Novembro, eles vieram-nos ajudar. NO nosso primeiro gráfico pintámos as barras com canetas de feltro e agora vamos fazer as barras com papel autocolante às cores como eles fizeram. Depois é que vamos mesmo comparar os nossos pesos, pois os gráficos são mesmo, mesmo iguais! Pensamos que eles, os amigos do 2º anos são mais pesados! Depois logo contamos o resultado!

Pintura com os pés

No dia 16 de Novembro resolvemos (finalmente!) fazer pintura com os pés. Colocámos papel de cenário no chão do hall, dividimo-lo em 4 partes e escolhemos 4 cores primárias para usar: vermelho, amarelo, azul e verde. São as cores das salas do Jardim de Infância! Tivemos de esperar pela nossa vez, porque escorregávamos na tinta! Ups! A Daniela Vital ia mesmo caindo e depois pintava as calças! Cada um de nós se ia descalçando e depois fomos no colinho da Sónia lavar os pès com água quente. É que já estamos no Outono! Aprendemos que os Pés estão nos nossos membros inferiore e que se os não tivessemos não podiamos andar, correr, saltar e até segurarmo-nos em pé. Se não tivemos pés caíamos! São as mãos que estão nos nossos membros superiores e servem para fazermos todas as coisas;comer, desenhar, pintar ... Dentro das mãos e dos pés estão muitos ossos e a Daniela Brito disse que o pai dela lhe disse que temos dois ossos na parte da perna antes do pé! Resolvemos ir saber dos outros ossos do nosso corpo na biblioteca. Se não tivessemos ossos eramos ...olha, uma bola de plasticina!

A laranjada estava mesmo boa!

A Beatriz Camarão trouxe laranjas na segunda-feira, dia 19 de Novembro, que foi anteontem. Resolvemos fazer hoje a laranjada. E assim, contámos as laranjas: eram 22! Depois dividimo-las para as podermos espremer e contá-mo-las novamente:eram 44 metades! Mas uma laranja estava estragada e tivemos de subtrair 2 metades às 44: ficaram 42 metades! Depois todos os meninos espremeram e bebemos o sumo puro com o lanche da manhã. Estava muito bom! A Beatriz Pereira disse que não gostava mas, experimentou e adorou! Ela vai pedir agora à mãe para fazer todos os dias! E, assim, contámos até 44, dividimos as laranjas e subtraímos! E o sumo estava mesmo, mesmo delicioso!